Back To Top

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5
Escola Básica e Secundária Abel Botelho

Tabuaço,

AE Tabuao LOGO 2018

ERASMUS1

 

Projeto Erasmus+ KA1 - Mobilidade individual para fins de aprendizagem

"Um futuro, novos desafios"

 

Âmbito do Projeto

Foram assinaladas como necessidades deste Agrupamento aumentar a qualidade do aproveitamento obtido, que se crê estar comprometido, essencialmente, pela falta de motivação e empenho dos alunos e transformar a nossa escola numa escola mais inclusiva, uma escola que esteja organizada de forma a favorecer cada aluno, independentemente da etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação. Com o objetivo de suprir essas mesmas necessidades, e indo ao encontro do Plano de Ação Estratégica do nosso Projeto Educativo, pretendemos atuar nas seguintes vertentes:

  • Assegurar formação diversificada ao pessoal docente e ao Órgão de Gestão – criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para aquisição de competências técnicas e linguísticas, aprendizagens interculturais, acesso a novas práticas pedagógicas já implementadas no contexto europeu e que permitam ajudar ao desafio global de desenvolvimento da escola. Necessitamos de uma dinâmica adaptada às exigências de inovação na gestão das regras fundamentais de funcionamento da escola e nas decisões estratégicas e de planeamento. A oportunidade de conhecer novas formas de ensinar/trabalhar no espaço europeu e global será, sem dúvida, uma mais-valia que não podemos deixar de aproveitar.
  • Frequentar formação que desenvolva competências que habilitem os professores para saberem lidar com a diferença, contribuindo para o desenvolvimento e o sucesso educativo de todos os alunos, independentemente das suas diferenças e fragilidades. Pretendemos dotar os nossos alunos não só de conhecimento, mas também de valores, principalmente na vertente multicultural, princípios, comportamentos e atitudes relevantes para a sua integração plena na vida ativa. Ao apresentarmos uma candidatura Erasmus pretendemos obter apoio para atingir as seguintes metas aglutinadoras: internacionalizar a escola, desenvolver ações inovadoras que permitam a aquisição de competências centradas nos alunos e para os alunos e desenvolver ações que permitam a aquisição de competências centradas no pessoal docente e não docente. Temos a certeza que a participação no programa Erasmus será uma mais-valia para toda a comunidade educativa pois terá um forte impacto nas práticas pedagógicas e, consequentemente, no processo de ensino/aprendizagem, bem como no sucesso educativo.

Objetivos

Com o objetivo de aumentar a motivação dos nossos alunos, pretendemos, através da formação dos nossos docentes, melhorar a qualidade do ensino. Através da promoção de práticas pedagógicas mais ativas e inovadoras, valorizando práticas promotoras da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, aumentando a literacia digital e melhorando as competências linguísticas, poderemos diminuir o insucesso e aumentar a qualidade dos resultados académicos dos nossos alunos. Assim, este Projeto visa ampliar as competências pedagógicas, tecnológicas e comunicacionais dos docentes, aprofundar e impulsionar a qualidade e a inovação, promover a formação dos recursos humanos e valorizar as iniciativas geradas num trabalho colaborativo.

Outro objetivo é criar uma escola para todos, uma escola inclusiva, fomentando a igualdade de oportunidades, promovendo a inclusão e o acesso aos bens culturais. Reforçar as competências de gestão e liderança e divulgar e partilhar as boas práticas, são outros objetivos do projeto.

Este Projeto nasce e ganha sentido na e pela comunidade educativa que pretende servir, comprometendo-se a liderar pelo exemplo e pelo diálogo na construção de consensos e da satisfação dos projetos pessoais e organizacionais de todos os membros da comunidade educativa, nomeadamente, contribuindo para capacitar os jovens para os desafios que a mudança coloca. Com efeito, concebe-se hoje a educação como uma formação mais abrangente do ser humano, capacitando-o em várias dimensões da sua existência: intelectual, moral, afetiva, social. Criatividade, espírito investigativo, espírito crítico, curiosidade, solidariedade, respeito, cooperação, ética, estética, são valores que subjazem na defesa deste princípio.

Este projeto é um compromisso para com uma escola de serviço público de qualidade, inclusiva e democrática, onde o percurso trilhado e a experiência adquirida sejam potenciadoras de desenvolvimento e de sucesso educativo.

Temas a Abordar no Projeto

  • Abandono escolar/Combate ao insucesso escolar
  • Inclusão - Equidade
  • Inovação curricular/ Métodos educativos

Critérios de Seleção para a Mobilidade

  • Pertencer à Equipa de Projeto Erasmus;
  • Ser membro dos órgãos de gestão, coordenadores de estruturas intermédias;
  • Apresentar competências linguísticas básicas na língua inglesa;
  • Possuir formação/competências na área das TIC;
  • Possuir capacidades comunicativas e de relacionamento;
  • Apresentar formas diversificadas de replicação da formação frequentada.

O Júri é composto pela diretora do AET, prof.ª Berta Amaral; pelo SubDiretor do AET, prof. Alberto Cabral, pela coordenadora do Projeto Erasmus, prof.ª Ilda Oliveira e pela coordenadora do Departamento de Línguas, prof.ª Rosa Matias.

 

LISTA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

Cursos Estruturados de Formação

A satisfying school experience strategies and skills for teachers” - entre 28 de junho e 3 de julho 2021:

Berta Maria Barria Miranda

Dina Maria Fernandes da Cruz

Ilda Maria Gonçalves Prazeres Oliveira

Maria de La Salete Duarte da Silva

Student – Centered Classroom: Teacher as promoters of active learning” – entre 6 e 11 de setembro 2021:

Maria de Jesus Aguiar Cardoso Gomes

Maria de Lurdes Ferraz Figueira Araújo

Maria Rosa Soeiro Rebelo Ferreira

Sandra Maria Ferreira Santos Melo Duarte

 

(voltar à página principal)